Muitas novidades e descobertas sobre a elegante Família Arabic, tema do Workshop Sinusos Rápidos do ATS® que darei no dia 28/Abril/2017 no 2º Congresso Tribal Sulamericano, realizado pela Rebeca Piñeiro

No ATS®, podemos fazer o agrupamento de alguns movimentos designados como Movimentos Sinuosos, aqueles realizados pela ondulação da coluna, ao longo do tronco todo. Estes são movimentos que têm como início de propulsão a região escapular (das vértebras torácicas) até o finalzinho da região sacra (das vértebras lombares) chegando ao cóccix.
Como Movimentos Sinuosos, temos tanto movimentos lentos como o Bodywave (aqui aos 6’02”) quanto movimentos rápidos. Nesse último caso, temos a Família do Arabic (aqui aos 3’15”), a qual possui aproximadamente 20 variações de movimentos, entre combinações com giros, na roda e nas diferentes formações (duplas, trios e quartetos).
Neste post, nos atentaremos aos Sinusos Rápidos do ATS®. Particularmente, a Família Arabic é a família que muito me encanta e também me desafia, pois sua elegância está em trabalharmos nossa consciência corporal ao iniciar o movimento pelas escápulas, seguir descendo pela caixa torácica até o encaixe do quadril e assim, retornar ao início.
Para isso, trabalhamos muito a combinação do recolhimento e expansão do abdôme com o encaixe de escápula para a elevação e o relaxamento do busto, respectivamente, e o encaixe do quadril (região lombar e cóccix).
Como já sabemos, temos alguns estímulos que nos ajudam a coordenar essa movimentação da essência do Arabic, são elas:

- Quando pisar no 1 (pé direito) -> eleva busto; quando pisar no 2 (pé esquerdo) relaxe o busto:
- somado a isso, recolha o abdôme na elevação e expanda no relaxamento do busto;
- Exercícios de abertura de ombro, de despertar de escápula, fortalecimento do trapézio, alongamento de abdôme:
- somado a isso, temos a Yoga com o famoso Cachorro Olhando pra Baixo, o Adho Mukha Svanasana*, que nos ajuda muito a acessar nossa escápula e ombros de forma consciente, bem como, alongar toda a musculatura abdominal.

Todos os movimentos da Família Arabic garantem muita elegância e postura às bailarinas, sendo que tal consciência é transmitida para todos os outros movimentos do ATS®. Esteja aberta, pois o desafio é intenso e compensador.
Bora deixar nossa dança elegante