Os mistérios e a conexão da roda no ATS®

37293317_666099683745218_2378484048788979712_n
Participação especial da Sangha ATS® Tribal no espetáculo “A Frida que habita em mim saúda a Frida que habita em ti”, 2018.

Oies, bom dia, gatas garotas!

Bora falar da roda! Vocês também conhecerão vários movimentos com a palavra “circle“, que é em inglês, e no ATS®, nós usamos para falar da roda, ok?

Bom, mas o que tem de tão especial assim, na roda? Vou listar algumas coisas e vocês podem contribuir trazendo outros pontos de vista, tá?

  • ela faz parte da troca de liderança;
  • podemos dançar os repertórios lento e rápido nessa formação também;
  • é uma oportunidade para mudar o visual estético da formação que está dançando;
  • ela permite ter mais de quatro dançarinas como um momento anterior às formações oficiais do estilo;
  • nela trabalhamos a técnica/filosofia do ATS® do contato visual
  • e digo mais, estou incluindo o contato umbilical também!! – tema para outro post.

Pois é, tecnicamente, poderíamos continuar listando, né? mas queria também trazer um pouco da experiência que estou vivendo ao ensinar o ATS® para mulheres em diferentes idades, diferentes condições sociais e emocionais, com diferentes entendimentos da vida.

Na roda, vejo que colocamos algumas de nossas ansiedades, tais como falar! Hahahahah… pois é, a primeira reação é falar. Isso mesmo! Usar a fala para se comunicar, quando, na verdade, devemos usar nosso olhar para isso, ou seja o contato visual, técnica  filosofia tão especial e necessária no estilo.

RQS_7106
Apresentação da Sangha ATS® Tribal no Festival Raqs Florianópolis, 2018.

Bom, quando superamos isso de falar e usamos o contato visual, vem outro desafio, pois insistimos em se comunicar literalmente e interpretar o que a outra dançarina que dizer. Vou contar uma história que aconteceu em uma aula minha:

Elas estavam no momento da prática, dançando normalmente, quando aconteceu a roda para a troca de liderança. Até aí, tudo ok. Acabou a música e fomos conversar sobre um desencontro que houve, pois uma das dançarinas passou direto da liderança e as outras não entenderam o porquê.

Ela, então, explicou que viu a Fulana olhando para ela com um olhar um pouco estranho e entendeu que NÃO era para ela ir na liderança. A Fulana, por sua vez, falou: “Mas foi muito pelo contrário, eu olhei daquele jeito, justamente, para você ir para a liderança” – hahahhahahaha!!!

Assim, concluímos que querer “falar” com os olhos não é a nova forma e falar no ATS®, ok? – hahahahha!!! A gente brinca, mas é muito sério isso. Pois essa interpretação pode atrapalhar toda a dança que deve acontecer naturalmente dentro das possibilidades de cada uma. A Carolena pensou em tudo isso para que nosso improviso dê certo e que a gente ame e se divirta ao dançar.

Só precisamos nos entregar, confiar em nossa dança e saber o quão importante é nossa atitute, seja o pegar a liderança, seja o passar reto. Eu traduzo isso como autoresponsabilidade, pois não importa a cara (linda ou feia) da colega na roda, nós que devemos saber se vamos ou não para a liderança. E isso deve ser pensado e preparado muito antes até de entrar no palco.

Então, meus amores, nosso olhar é nossa via de comunicação na roda de ATS®, temos que aceitar que a ida à liderança é de responsabilidade individual. E se você já foi uma, já foi duas, ou três vezes na mesma dança, entenda que as dançarinas que estão dançando contigo não estão à vontade para ir naquela dança.

Cada uma de nós temos nosso tempo para tudo. Bora respeitar o nosso e aprender a identificar o tempo da outra com amor e aceitação.

Como você tá curtindo as rodas que vc participa?

Mil beijos!

15

 

Cintia Vilanova

Professora FCBD® Sister Studio de ATS®

AULAS REGULARES | WORKSHOPS | SHOWS

Florianópolis . Santa Catarina (SC) . Brasil

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: