Ouled Nail e o Tribal ATS®

Oioi, Amores, bom dia!

Hoje estou aqui para compartilhar um tema que vem me instigando e encantando. Nele, vocês verão comigo muito do que influência nosso ATS®, em especial, no visual estético do pescoço coberto por joias, das jóias em si, dos turbantes com acessórios também, e, claro, das músicas encantadoras.

2018.11.06.Cordilheiras.Algeria
Fonte: Enciclopédia Britannica

Norte da África é onde estamos!

Os Ouled Nail são uma tribo Berbere que habitava as Cordilheiras Atlas na região da Algéria. Suas origens se perdem na história. Como outros povos berberes, sabe se que eles se convertem ao islamismo entre os séculos VII e VIII. Algo que impressiona até hoje é que eles mantiveram uma série de características específicas que, aparentemente, os distânciam do nosso século atual.

O principal deles era o status de suas mulheres, ou Nailiyat; não só estavam livres de purdah, na adolescência eles realmente desciam às cidades sem escolta de homens e trabalhavam por um tempo como dançarinos e prostitutas para acumular uma fortuna pessoal com a qual comprar propriedades em casa, e só depois de terem feito isso eles procurariam casamento. – Maggie McNeill

Pelas leituras, foi muito marcante a forma de existência feminina. Digo isso dessa forma, pois sabemos muito bem como, nós mulheres, ocupamos papel submisso e de resistência ao longa da nossa história.

Tradicionalmente, as mulheres ocupavam o papel central na tribo. Elas não usavam véu muçulmano tradicional, moviam-se livremente pelas extensões de seu território sem uma escolta masculina, mesmo na adolescência. Trabalhavam como dançarina, acumulando condição suficiente para se casar. – Viola

As típicas dançarinas Ouled Nail usavam cetim de cores vivas, bordadas com roupas de ouro, lenços azuis, pulseiras prateadas e cravejadas de ouro, que podiam ser usadas como arma de defesa. Cintos largos de ouro decorados com pingentes. No pescoço – colar de moedas e numerosos pingentes. O vestuário, as jóias, o estilo de vida dessas pessoas por um longo tempo se mostraram como a personificação do Oriente.

As fotos abaixo mostram um pouco do visual delas. Reparem como usamos muitas peças parecidas e outras exatamente iguais. Em especial, porque temos contato com viajantes que trazem essas jóias para nossa composição artística.

Fonte: Viola

Além disso, usamos, muitas vezes, exatamente como elas usam. Ou seja, pescoço coberto por colares de moedas. Muitas jóias penduradas na cabeça, seja no turbante, seja diretamente na cabeça com um headpiece.

Enfim, amores, temos muito a conhecer desse povo. Numa próxima oportunidade trarei sobre a dança em si, tá? E outros costumes deles também. Enquanto isso, vou deixar esse vídeo para vocês se encantarem com elas e se inspirarem ainda mais para compor sua próxima apresentação.

 

Se vocês tiverem alguma pergunta ou curiosidade, compartilha aqui comigo que vamos criando nosso acervo de inspiração!

Mil beijos encantados com as mulheres Ouled Nail!

15

Cintia Vilanova

Professora FCBD® Sister Studio de ATS®

AULAS REGULARES | WORKSHOPS | SHOWS

Florianópolis . Santa Catarina (SC) . Brasil

 

Consulta teórica

Enciclopédia Britannica

Meggie McNeill | The Ouled Nail

Viola | Ouled Nail exotic dancers

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: