Alonga, alinha e fortalece

2019.03.08_114932Oies, meus amores!

Vamos conversar um pouco sobre nosso corpo e sobre como ele agradece quando o colocamos como prioridade para cuidados? Amores, o que vocês têm feito para cumprir com lealdade esse amor próprio?

Bom, sim, temos várias formas de cuidar do corpo. Uma delas pode ser divetida, comunicativa, em grupo ou individual, intensa ou leve… enfim, a gente poderia lista várias outras formas gostosas de cuidar do nosso corpo, né?

Mas hoje, falaremos da forma mais carinhosa que conheço!

DANÇAR! Dançar é uma atividade inata do ser humano! Nós usamos a dança de diferentes formas em nossa vida. Por isso, ela é um autocuidado natural e harmônico como nossas necessidades cotidianas.

Ao dançar, o corpo é colocado em diferentes situações! Vamos focar, nesse post, naquelas em que descobrimos novos músculos, articulações, sentidos, alturas, níveis… e por aí, vamos!

Na verdade, não são descobertas de algo novo no corpo, né? Mas de novas possibilidades de movimentação dele e para isso, precisamos acessar partes muito profundas e sutis da mobilidade corporal.

2019.03.08_115125Daí, que vem a surpresa! Em especial, por que somos incentivadas a viver na superficialidade desse corpo. E dançar é entrar nas profundezas das melhores possibilidades da nossa expressão humana.

“(…) a dança é bhakti-marga, o caminho do amor. A diferença entre ioga e dança é que o ioga é uma arte perfeita em ação, ao passo que a dança é uma arte perfeita em movimento. Na dança, existe a expressão externa por meio dos movimentos (…)” –B.K.S. Iyengar

E por tudo isso, dançar nos faz conectar com as físicas partes do corpo resultando em:

i) resistência física – passamos horas exercitando uma atividade em movimento. No tribal, em especial, tocamos um instrumento enquanto dançamos;

ii) alongamento – conseguimos alcançar mais flexibilidade e desenvoltura a cada aula ou prática realizada. A atividade acompanada pela música envolve a leveza em nosso interior;

2019.03.08_115547iii) alinhamento postural – a dança nos oferece contato com o alinhamento postural devido sua organização estética e necessidade de cuidados com determinadas partes do corpo durante a movimentação, tais como região lombar e abdominal, região escapular e cervical;

iv) fortalecimento – bom, para sustentar tudo isso, o corpo é estimulado a se fortalecer com o contato e peso de si mesmo. Ou seja, usamos os movimentos da dança para fortalecer partes específicas do corpo.

Queridas, não pensem que a dança é uma atividade única e completa para alcançar o corpo dos sonhos. Até porque, devemos nos responder o que consideramos o corpo dos sonhos?

E acho que isso é tema para um próximo post, hein?!

Mil beijos te esperando para se entregar nessa jornada corporal! Vem dançar comigo!

ary_3751Cintia Vilanova

Professora FCBD® Sister Studio de ATS®

AULAS REGULARES | WORKSHOPS | SHOWS

Florianópolis . Santa Catarina (SC) . Brasil

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