Sem categoria

Estilo FCBD® – povos que nos inspiram, os Amazigues

Em dezembro de 2020, minhas alunas tiveram esse encontro lindo com a Helena Amynthas para essa aula incrível sob o título “De papo com os Tuaeregues” e assim podermos todas aproximar mais nosso imaginário sobre as culturas que influenciam nossa dança da realidade sobre essas culturas!

Aprendemos com Helena que devemos deixar o termo bérbere, pois atualmente ele já não representa esses povos, uma vez que foi adotado para retratar um povo bárbaro (termo do emprestado do latim na idade média), que hoje já passa outro sentido.

De hoje em diante, usamos o termo Amazigue para nos referir a esses povos e já apoiamos a valorização da sua cultura de liberdade, pois o termo significa Povo Livre, e isso nos traz a necessidade de reconher que esses povos vivem em uma forma de se socializar, organizar, viver muito diferente da nossa. São povos com organização semi-nômade, com a realização migração em caravanas e acampamentos em diferentes locais, havendo registros de assentamentos também. Geralmente, eles são pastores e migram com seus rebanhos.

Para mim, a importância de conhcer mais sobre esses povos tem dois grandes motivos:

  1. trazer mais significado e respeito para nossa dança – o Tribal Estilo FCBD® – que se inspira nos povos de deserto usando sua estética nas roupas, nas jóias, nos turbantes, nas sua essência de tribos e muito mais;
  2. conhecer para respeitar. Eu amo muito conhecer outros povos, pois mais do que culturas lindas e encantadoras, trata-se de pessoas que têm suas vidas, suas atividades, suas crenças e formas de viver muitas vezes diferentes da minha e por isso, merecem meu respeito e cuidado ao tê-las como referências

Bom, para quem não sabe, sou bacharel em Ecologia e mestre em Agroecossistemas e muiiiito me interessa conhcer sobre os povos que habitam nosso planeta! Por isso, agora em 2021, estou muito interessada em me dedicar a esse estudo e pesquisa. Espero que vocês estejam comigo nisso tbm e gostem dessa viagem!

Bom, voltando aos Amazigues, eles vivem no norte do continente africano, na região chamada de Magreb, em que engloba vários países (que trarei aos poucos aqui ao continuar nossa viagem, ok?), o que os torna povos riquíssimos no que se diz respeito a troca cultural e vivência humana. Quero muito deixar aqui registrado que sua língua é chamada de Tamaxeque – e obviamente que eu não falo nada! – e seu alfabeto é o Tifinague, um dos alfabetos mais antigos do mundo, gente!

Bom, claro que tenho um caminho longo pela frente para aprofundar nessa cultura e em outras que inspiram o estilo, mas já dei o primeiro passo!

Abaixo vou deixar algumas referências visuais para nos ajudar nesse conhecimento, ok?

Palestra da Helena Amynthas sobre os povos Amazigues.

Bom, eu amo estudar esses povos e desejo muito trazer mais disso aqui para o blog, tá? Espero que eu consiga honrar com esse compromisso em 2021! Conto com vocês comigo!

Mil beijos e um abraço virtual beeeem forte!

ary_3751

Cintia Vilanova

Professora FCBD® Sister Studio de ATS®

AULAS REGULARES | WORKSHOPS | SHOWS

Florianópolis . Santa Catarina (SC) . Brasil

Um comentário em “Estilo FCBD® – povos que nos inspiram, os Amazigues”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s