Sem categoria

Estudos Teóricos no Tribal Estilo FCBD®: Região do Magreb

Desde que eu comecei a dançar o Tribal Estilo FCBD®, a pergunta que mais surge é sobre tudo que tem relação com o visual estético do estilo e, normalmente, eu recebia as respostas passando por:

i) “ah, tem grande inspiração nos povos do deserto” – Deserto do Saara, no caso;

ii) “isso vem muito dos países da Região Norte da África”

iii) “boa parte vem dos povos da Região do Magreb” – como visto na aula dada pela Helena – vc pode conferir nesse post: Estilo FCBD® – povos que nos inspiram, os Amazigues

E dando continuidade ao meu projeto de conhecer mais sobre esses povos, hoje vou trazer um pouco do que encontrei sobre essas informações, pontos em comum, pontos divergentes ou até novidades! Iniciaremos, então, descobrindo onde é a Região do Magreb e quais países ou povos a habitam e a caracterizam tentando trazer para nossa dança.

Antes de mais nada, gosto muito de ressaltar que além de culturas que nos inspiram com suas jóias, saias, turbantes, estamos entrando no espaço habitado por outros seres humanos tão dignos de respeito quanto a própria inspiração obtida em suas vidas cotidianas! Bom, bora lá, então!

Pelas minhas pesquisas, a Região do Magreb está localizada na região do Norte da África, que em termos geopolíticos, é também nomeada por África Setentrional1. São vários países e povos que a habitam e sua história é mais antiga que imaginamos. Nesse artigo, ficaremos com informações mais gerais para começar, tá?

Em termos políticos a África Setentrional é constituída por 5 países: i) Saara Ocidental; ii) Marrocos, iii) Argélia, iv) Tunísia e v) Líbia. Somado a isso, existem outras duas regiões consideradas importantes na integração da região com divisões culturais, históricas e climáticas diferentes, são elas: a Região do Magreb e o Sahel.

Mapa da Região do Magreb e do Sahel2

Pontos importantes:

  • Magreb: palavra de origem árabe que significa lugar onde o sol se põe. Essa região é dividida em 2 regiões
    • Pequeno Magreb: Marrocos, Saara Ocidental, Argélia e Tunísia
    • Grande Magreb: além dos países acima, inclui também a Mauritânia e a Líbia
Países por onde se extendeu a Primavera Árabe.1

A região do Norte da África é marcada por uma importante Revolução Histórica e Social por Direitos Civis, a Primavera Árabe com início na Tunísia, se extendendo para o Egito e outros países (figuraXXX)

  • Sahel: palavra de origem árabe, que significa fronteira, constituindo-se importante faixa de divisão entre o norte e o sul do continente. Essa é uma região cultural e climática do Continente Africano que se extende, do sentido Oeste-Leste, partindo do Oceâno Atlântico até o Mar Vermelho.

É importante ressaltar que usei uma fonte de pesquisa para não entrar em conflitos de informações e gerar outras discussões, pois não é nosso objetivo aqui, pelo menos por enquanto, tá? Então, nessa fonte1, o Egito e o Sudão, estarão dentro da divisão da África Oriental, que veremos num próximo post.

No vídeo abaixo, tem essas informações com mapas e imagens, aproveite para deixar essa viagem mais interativa:

Gatonas, muito bem, agora que temos relativamente uma ideia de localização já podemos partir por essa viagem pelos países, cultura e outras informações sobre os povos que são os criadores naturais de muito que influencia nossa dança!

No próximo post, já “entraremos” em algum dos países, tá? quem adivinha qual é?

Fontes:

  1. Site: https://africaarteeducacao.ciar.ufg.br/modulo3/cntnt/parte2.html, acessado em 03/02/2021.
  2. Site: https://research4committees.blog/2018/03/15/fisheries-in-mauritania-and-the-european-union/, acessado em 03/02/2021.

Mil beijos e um abraço virtual beeeem forte!

ary_3751

Cintia Vilanova

Professora FCBD® Sister Studio de ATS®

AULAS REGULARES | WORKSHOPS | SHOWS

Florianópolis . Santa Catarina (SC) . Brasil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s